O mundo digital há alguns anos tomou conta do universo das empresas. Veja o que você deve saber e fazer para ter sucesso no seu negócio digital
Por José Oswaldo Cascino Cardoso
Muitas pessoas decidem deixar seus empregos e abrir um empreendimento digital, movidos pela grande expansão deste tipo de negócio. Empreendedores que desempenhavam funções como empregados, vislumbram uma carreira de sucesso como donos do seu próprio negócio digital. E, na onda do empreendedorismo digital, estabelecem seus negócios no vasto universo das empresas virtuais.
É de extrema importância que você escolha que tipo de segmento do mundo digital vai querer trabalhar. A escolha deve se basear principalmente em um negócio que você tenha intimidade ou mesmo aquele que já tenha trabalhado como funcionário, pois terá grande familiaridade com esse tipo de empresa e, portanto, estará apto a tomar decisões administrativas, financeiras e de planejamento.
Para sua empresa digital ter sucesso é imperioso que, antes mesmo de “abrir as portas”, você estabeleça um criterioso planejamento econômico-financeiro-administrativo, como forma de nortear seu negócio com uma bússola aferida e altamente precisa. Esse planejamento permite a definição de vários aspectos do negócio digital. Quando a empresa digital estiver “on”, o planejamento inicial servirá para corrigir a rota do empreendimento e até revisar e criar um denominador comum entre o planejado e o executado.
Quanto mais você conhecer seu negócio digital, mais poderá ter sucesso nas ações que deverá empreender no mercado. O estudo das redes sociais será igualmente de muita valia para se dar bem na sua empresa digital.
Pesquisar e estudar os vários aplicativos de redes sociais, resultam em um ótimo termômetro do que os clientes procuram no mercado. Estudos, conhecimento, sempre são muito úteis para sua empresa digital. Sucesso não cai do céu, é preciso se preparar para construir um empreendimento vencedor.
Vender produtos ou serviços no seu negócio digital passa por uma realista precificação daquilo que você está oferecendo na rede. Esse aspecto é de suma importância, uma vez que a concorrência no mundo digital é muitas vezes maior do que nas lojas físicas.
O site da sua empresa digital deve ser planejado de forma clara e objetiva, de modo a oferecer os produtos ou serviços de maneira simples e eficaz. O cliente deve ter a sua disposição o produto ou serviço que procura, com as informações que o ajudarão a decidir sua compra.
Como a concorrência no mundo digital é muito grande, é necessário que se faça um planejamento das ações de marketing que você vai empreender. Redes sociais, aplicativos de vídeo e áudio devem ser necessariamente utilizadas para a publicidade e propaganda de sua marca, produtos e serviços. Quem não é visto, não é lembrado.
Se você tem uma empresa física e quer entrar nesse universo do empreendedorismo digital e, obviamente, quer ter sucesso na sua nova vertente da empresa, não deixe de por em prática as dicas acima. Certamente, levando em consideração e aplicando essas diretrizes, você fatalmente sairá na frente de muitos concorrentes que simplesmente não tiveram o cuidado de adotar esse expediente.
E vamos combinar: o mundo digital há alguns anos reforçou sua atividade e predominância, reafirmando que veio para ficar e dominar o mercado. Todas as faixas etárias utilizam massivamente smartphones, lendo notícias, enviando e recebendo mensagens, consultando a previsão do tempo, vendendo e… comprando!
Portanto, entre para o mundo digital e faça como milhões de empresas virtuais existentes e venha surfar nesse universo grandioso e fascinante da internet. Mundo esse que abriga um sem número de empresas que já nasceram somente na versão digital.
As vezes eu me pergunto como a minha geração viveu por mais de três décadas no mundo analógico? Fazer compras em lojas físicas, requeria deslocamento entre lojas, tempo perdido e muita paciência para comparar os preços entre os produtos. Hoje, no mundo digital, em questão de segundos (ou até em centésimos de segundos) você compara produtos e preços de produtos, com até mesmo sites especializados em comparar preços de um mesmo produto e as lojas que oferecem os menores preços.
A tendência do mercado de empresas virtuais é cada vez mais se aprimorar e desenvolver, criando facilidades e oferecer melhores preços e produtos ou serviços. Até produtos de grande valor, como carros, podem ser “montados” e escolhidos via site na internet. Mesmo produtos que teriam de ser experimentados, tais quais roupas e calçados, são normal e largamente vendidos em inúmeros sites, mundo afora.
Agora que você foi apresentado às principais dicas para sua empresa se dar bem no mundo digital, saiba que as empresas virtuais trilham atualmente um caminho sem volta. Seja pela público consumidor estar cada vez mais bombardeado pela digitalização e uso massivo da internet, seja por serem criados aplicativos para quase todas as áreas do conhecimento humano, vivemos cercados e envolvidos pelo império do mundo digital.
Do momento em que acordamos com o som do despertador ativado pelo nosso smartphone, passando pelas tarefas digitadas no notebook no trabalho, até o pedido feito via aplicativo de refeições para saborear uma deliciosa pizza no jantar, é o mundo digital e empresas virtuais que comandam o show.
Então, não resista. Venha correndo para o mundo das empresas digitais (se é que você já não entrou para o quase mágico mundo dos negócios via internet).
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